How to: The Stone Guard, o primeiro boss de Mogu’shan Vaults


The Stone Guard é a primeira luta na raid Mogu’shan Vaults. A luta dele possui algumas semelhanças com a de Omnotron Defense System (o segundo boss de Blackwing Descent – Cataclysm), como por exemplo ter “4 bosses”, que serão ativados aleatoriamente durante a luta, mas com um detalhe, apenas 3 dos 4 participarão da luta por semana (no LFR e na raid 10 man, seja no modo normal ou heroic). Ou seja, cada semana a combinação dos 3 guardiões do confronto mudará.

Confira a seguir as habilidades e dicas para vencer cada um dos guardiões.

Amethyst Guardian

Amethyst Pool: cria um poça no chão que dá 60k de shadow damage por segundo e tem duração de 1 minuto – portanto, não fique em cima dela.

Amethyst Overload: ao ficar full energy, o Amethyst Guardian dá 120k de shadow damage em cada jogador da raid e zera o contador do Amethyst Petrification. O jogador que se transformar em Amethyst não ficará imune a esse ataque.

Amethyst Petrification: o Guardian tentará transformar os jogadores em Amethyst, diminuindo o shadow damage em 90% e reduzindo progressivamente a velocidade dos seus alvos, abrindo então um contador que irá acumulando stacks. Ao chegar em 100, o jogador  se transformará em Amethyst e não poderá se mover ou agir.

Cobalt Guardian

Cobalt Mine: uma mina é lançada em um jogador aleatório. Após 3 segundos, a mina estará armada e qualquer jogador que esteja a 7 metros dela, a detonará, causando de 92625 a 97375 Arcane damage e prendendo todos os jogadores num raio de 7 metros durante 6 segundos.

Cobalt Overload: ao ficar full energy, o Cobalt Guardian dá 120k de arcane damage em cada jogador da raid e zera o contador do Cobalt Petrification. O jogador que se transformar em Cobalt não ficará imune a esse ataque.

Cobalt Petrification: o Guardian tentará transformar os jogadores em Cobalt, diminuindo o arcane damage em 90% e reduzindo progressivamente a velocidade dos seus alvos, abrindo então um contador que irá acumulando stacks. Ao chegar em 100, o jogador se transformará em Cobalt e não poderá se mover ou agir.

Jade Guardian

Jade Shards: o Guardian lançará farpas de jade em todas as direções, causando de 26125 a 28875 de nature damage à todos os jogadores.

Jade Overload: ao ficar full energy, o Jade Guardian dá 120k de nature damage em cada jogador da raid e zera o contador do Jade Petrification. O jogador que se transformar em Jade não ficará imune a esse ataque.

Jade Petrification: o Guardian tentará transformar os jogadores em Jade, diminuindo o nature damage em 90% e reduzindo progressivamente a velocidade dos seus alvos, abrindo então um contador que irá acumulando stacks. Ao chegar em 100, o jogador se transformará em Jade e não poderá se mover ou agir.

Jasper Guardian

Jasper Chains: o Guardian jogará um corrente em dois jogadores, fazendo-os ficar linkados. Para quebrar a corrente, os jogadores deverão se distanciar mais de 10 metros um do outro durante 15 segundos (esse tempo é acumulativo, por tanto, os jogadores poderão se  juntar e separar mais de uma vez que a contagem para quebrar as correntes não será zerada), mas cada vez que os jogadores se distanciarem, sofrerão 20k de fire damage e esse dano aumentará em 10% para cada segundo que um jogador linkado estiver afastado (a mais de 10 metros) do outro.

Jasper Overload: ao ficar full energy, o Jasper Guardian dá 120k de fire damage em cada jogador da raid e zera o contador do Jasper Petrification. O jogador que se transformar em Jasper não ficará imune a esse ataque.

Jade Petrification: o Guardian tentará transformar os jogadores em Jasper, diminuindo o fire damage em 90% e reduzindo progressivamente a velocidade dos seus alvos, abrindo então um contador que irá acumulando stacks. Ao chegar em 100, o jogador se transformará em Jasper e não poderá se mover ou agir.

Considerações sobre a luta:

– O posicionamento da raid deverá ser similar ao das figuras abaixo. As duas imagens, mostram a “dinâmica” da luta, no qual os tanks farão um rodízio de Guardians, conforme forem jogados os debuffs de petrificação.

No modo mais fácil de se fazer a luta, fica a seguinte premissa: não há main e off tank nessa luta! O sucesso dessa luta depende muito dos tanks se acertarem com os taunts (provocar) e pra facilitar isso, duas dicas: NUNCA fazer o guardian ativo mudar de lado e se for preciso trocar de guardians, dê taunt no guardian que acabou dar o overload.

Vou explicar com base na figura abaixo em duas situações.

Situação 1: Imaginem que o pull acabou de acontecer e o guardian azul será ativado, o tank 1, pegará os dois (verde e azul). O tank 2 pegará o vermelho. Quando a energia do verde chegar a +- 40, o tank 2 avisa que está dando taunt no verde e o tank 1 puxará o vermelho para si. E eles permanecerão assim até o azul dar o overload. Azul deu overload e o próximo ativo foi o vermelho, os tanks não farão nada à respeito dos taunts até a próxima explosão. Se o ativo for o verde, o tank 2 chamará taunt no azul que acabou de dar o overload. Nessa situação, o tank 1 não fará nada! E a luta seguirá esse molde até o fim.

Situação 2: Mas e se no momento do pull o guardian ativo fosse o vermelho que está sozinho no tank 2? Bom, aí fariamos o seguinte, o tank 2, chamaria taunt em qualquer um dos outros dois guardians (verde – apenas para ilustrar, mas tanto faz) logo que o vermelho ativasse. Assim teriamos o tank 2, segurando dois guardians e o tank 1 segurando o guardian azul. E isso permaneceria assim até a energia do verde atingir +- 55, aí então, o tank 1 chamaria taunt no verde e o tank 2 chamaria taunt no azul. Em seguida teriamos o tank 2, segurando vermelho e azul e o tank 1 segurando o verde, até dar o overload do vermelho. Aconteceu a explosão e ativou o guardian verde, o tank 1 puxa o vermelho que acabou de dar o overload e o tank 2 não fará nada. E se depois do overload ativou o azul, o tank 1 e 2 não usarão taunt algum. A luta seguirá nesse esquema até o fim.

Dicas de acordo com os guardians da semana:

– Se entre os guardians da semana houver o Cobalt (azul), é bom ter sempre alguém (preferencialmente um dps) que possa usar um cd de redução de dano (por exemplo o dispersion do Shadow Priest) e eventualmente estourar as cobalt mines para dar mais liberdade para raid.

– Se entre os guardians da semana houver o Jasper (vermelho), uma boa dica é não quebrar as correntes de healers com rdps, mas somente as chains que ligarem os melees com os healer ou rdps.

Vídeo da luta

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Sobre ThePaladin
No WoW há mais de 4 anos. Jogo todo dia e não sou viciado!

2 Responses to How to: The Stone Guard, o primeiro boss de Mogu’shan Vaults

  1. vandeku says:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,olha ae o fhi de Gepeto…..

    • ThePaladin says:

      Não entendi o seu comentário.

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