WTH/WTF: Diminishing returns?


Jogador 1: – Vou stunar o alvo!  Alvo “stunado”.
Jogador 2: – Vamô usar os os cooldowns e dá o burst! Quando ele sair do stun, eu “stuno” de novo e a gente nuka!
Jogador 1: – O Alvo saiu do stun agora, stuna aí. (Alvo stunado de novo)
Jogador 2: – Uai… (poker face), o cara quase não ficou no stun. Stuna você aí de novo!
Jogador 1: – Stunei! Stunei, mas saiu ainda mais rápido agora…
Jogadores 1 e 2: – WTF!!!

O dialógo acima é fictício, mas é provável que situação semelhante já tenha ocorrido com a maioria dos jogadores do WoW.

1 – Conceituando

O que seria o tal Diminishing returns (também chamado de  DR – olha que eu nem tô falando de discussão de relacionamentos)? Redução de efeito usado repetidamente em curto período de tempo, com efeitos tanto em PvP quanto para PvE.

2 – Exemplificando

Quatro paladins estão targetando o mesmo alvo. O 1º usa hammer of justice e paraliza o alvo em 6 segundos. Assim que o alvo saí do efeito de paralizia, o 2º também usa hammer of justice e o alvo volta a ficar paralizado, mas agora por 3 segundos. Quando o alvo se livra da paralizia pela segunda vez, outro hammer o atinge, agora do 3º, mas o efeito dura apenas 1,5 segundos. Rapidamente saindo do efeito de paralizia, o alvo começa a se mover e BANG! O 4º paladin usa hammer of justice, mas o resultado agora é outro: o alvo está IMUNE ao efeito de paralizia por alguns segundos!

Na situação acima usei como exemplo as mesmas classes e habilidade com efeito de paralizia (stun) apenas para facilitar a ilustração, mas poderia ser com qualquer classe e spec. Fica claro então que sempre ocorrerá o Diminishing returns quando se utilizar habilidades, ainda que distintas, mas com mesmo tipo de efeitos, em curto espaço de tempo e sobre o mesmo alvo.

3 – Impacto do Diminishing returns sobre os efeitos das habilidades:

– 1ª vez: sem impacto algum, a habilidade terá 100% do seu efeito temporal;
– 2ª vez: a habilidade terá 50% do seu efeito temporal;
– 3ª vez: a habilidade terá 25% do seu efeito temporal;
– 4ª vez: a habilidade não funcionará, pois o alvo tornou-se temporariamente imune!

4 – Tipos

Abaixo, temos uma tabela com as habilidades de cada classe, com suas respectivas categorias de DR.

Class Skill PvP PvP
Duration (s)
PvE PvE
Duration (s)
DR Category
Death Knight Gnaw (Pet) Yes 3 Yes 3 Controlled Stun
Hungering Cold Yes 8 No 10 Disorient
Strangulate Yes 5 No 5 Silence
Druid Bash Yes 4-5 Yes 4-5 Controlled Stun
Cyclone Yes 6 Yes 6 None
Entangling Roots Yes 8 No 30 Controlled Root
Hibernate Yes 8 No 40 Disorient
Maim Yes 1-5 Yes 1-5 Controlled Stun
Pounce Yes 3-4 No 3-4 Controlled Stun
Hunter Entrapment Yes 4 No 4 None
Freezing Trap Yes 8 No 60 Disorient
Pin (Pet) Yes 4 No 4 Controlled Root
Scare Beast Yes 8 No 20 Fear
Scatter Shot Yes 4 No 4 Scatter
Intimidation Yes 3 Yes 3 Controlled Stun
Ravage (Pet) Yes 2 Yes 2 Controlled Stun
Silencing Shot Yes 3 No 3 Silence
Sonic Blast (Pet) Yes 2 Yes 2 Controlled Stun
Snatch (Pet) Yes 6 No 6 Disarm
Wyvern Sting Yes 6 No 30 Disorient
Mage Deep Freeze Yes 5 Yes 5 Controlled Stun + Ring of Frost
Dragon’s Breath Yes 5 No 5 Scatter
Freeze (Pet) Yes 8 No 8 Controlled Root
Frost Nova Yes 8 No 8 Controlled Root
Improved Cone of Cold Yes 4 No 4 Random Root
Impact Yes 2 Yes 2 Random Stun
Improved Counterspell Yes 4 No 4 Silence
Polymorph Yes 8 No 50 Disorient
Ring of Frost Yes 8 Yes 8 Disorient + Deep Freeze
Shattered Barrier Yes 8 No 8 Random Root
Slow No 8 No 15 None
Paladin Hammer of Justice Yes 6 Yes 6 Controlled Stun
Holy Wrath Yes 3 Yes 3 Controlled Stun
Repentance Yes 6 No 60 Disorient
Turn Evil Yes 8 No 20 Fear
Avenger’s Shield Yes 3 No 3 Silence
Priest Psychic Scream Yes 8 No 8 Fear
Mind Control Yes 8 No 60 None
Psychic Horror Yes 3 No 3 Horror
Psychic Horror (Disarm Effect) Yes 8 No 10 Disarm
Shackle Undead Yes 8 No 50 Disorient
Silence Yes 5 No 5 Silence
Rogue Blind Yes 8 No 10 Fear
Cheap Shot Yes 4 No 4 Controlled Stun
Dismantle Yes 8 No 10 Disarm
Garrote Yes 3 No 3 Silence
Gouge Yes 4-5.5 No 4 Disorient
Improved Kick Yes 2 No 2 Silence
Kidney Shot Yes 2-6 Yes 6 Controlled Stun
Sap Yes 8 No 60 Disorient
Shaman Bash (Pet) Yes 2 Yes 2 Controlled Stun
Earth’s Grasp Yes 5 No 5 Controlled Root
Frozen Power Yes 5 No 5 Controlled Root
Frost Shock No 8 No 8 None
Stoneclaw Totem Yes 3 Yes 3 Random Stun
Hex Yes 8 No 30 Disorient
Warlock Banish Yes 6 No 30 None
Death Coil Yes 3 No 3 Horror
Demon Charge Yes 3 Yes 3 Controlled Stun
Fear Yes 8 No 20 Fear
Howl of Terror Yes 8 No 8 Fear
Intercept (Felguard) Yes 3 Yes 3 Controlled Stun
Seduction Yes 8 No 15 Fear
Shadowfury Yes 3 Yes 3 Controlled Stun
Spell Lock Yes 3 No 3 Silence
Warrior Charge No 1.5 No 1.5 None
Concussion Blow Yes 5 Yes 5 Controlled Stun
Disarm Yes 8 No 10 Disarm
Gag Order Yes 3 No 3 Silence
Intercept Yes 3 Yes 3 Controlled Stun
Hamstring No 8 No 15 None
Improved Hamstring Yes 5 No 5 Random Root
Intimidating Shout Yes 8 No 8 Fear
Shockwave Yes 4 Yes 4 Controlled Stun
Throwdown Yes 5 Yes 5 Controlled Stun
Racial Arcane Torrent Yes 2 No 2 Silence
War Stomp Yes 2 Yes 2 Controlled Stun

4.1 – Separando as skills por categoria

  • Controlled Root – Freeze (Water Elemental), Pin (Crab), Frost Nova, Entangling Roots, Earthgrab (Earth’s Grasp), Frost Shock (Frozen Power)
  • Controlled Stun – Bash, Concussion Blow, Deep Freeze, Demon Charge, Gnaw, Holy Wrath, Inferno Effect (Doomguard summon), Hammer of Justice, Intercept (Felguard), Intercept (Warrior), Intimidation, Kidney Shot, Maim, Ravage, Shadowfury, Shockwave, Sonic Blast, War Stomp, Throwdown
  • Disarm – Chimera Shot – Scorpid, Disarm, Dismantle, Psychic Horror (Disarm effect), Snatch
  • Disorient – Freezing Arrow, Freezing Trap, Gouge, Hex, Hibernate, Hungering Cold, Polymorph, Repentance, Sap, Shackle, Wyvern Sting
  • Fear – Blind, Fear (Warlock), Howl of Terror, Intimidating Shout, Psychic Scream, Scare Beast, Seduction (Pet), Turn Evil
  • Horror – Death Coil, Psychic Horror
  • Opener Stun – Cheap Shot, Pounce
  • Random Root – Improved Cone of Cold, Improved Hamstring, Shattered Barrier
  • Random Stun – Impact, Seal of Justice, Stoneclaw Stun
  • Silence – Arcane Torrent, Gag Order (Warrior talent), Garrote, Improved Counterspell, Nether Shock, Silencing Shot, Improved Kick, Shield of the Templar, Silence (Priest), Spell Lock, Strangulate
  • Taunt – Angered Earth, Challenging Howl, Challenging Roar, Challenging Shout, Dark Command, Death Grip, Distracting Shot, Growl (Druid), Hand of Reckoning, Mocking Blow, Righteous Defense, Taunt (Pet),Taunt (Warrior)
  • Scatter – Scatter Shot, Dragon’s Breath

Banish, Charge, Cyclone, Entrapment, and Mind Control possuem DR somente entre si.

5 – Evitando

Acontece que é possível evitar o efeito de Diminishing returns. – Como? – Simples!  O DR tem um “cooldown” interno, que varia de 15 a 20 segundos, conforme o seu tipo.  Existem alguns addons (conheço o Gladius, inclusive é imagem do post) que tem como função de mostrar o tempo do DR, vindo como configuração padrão, o tempo de 18 segundos para todos os efeitos. Assim que o efeito da habilidade cessar utilize novamente o efeito da mesma categoria que este não sofrerá redução alguma! Ou no modo nada prático: espere 20 segundos e gg.

Fonte: WoWWiki

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Sobre ThePaladin
No WoW há mais de 4 anos. Jogo todo dia e não sou viciado!

3 Responses to WTH/WTF: Diminishing returns?

  1. Medivih says:

    Mandou muito bem cara… sinceramente NEM sabia do DR!
    Obrigado

  2. Pedro says:

    Bons tempos quando eu jogava de rogue SEM o diminishing returns.

    world of roguecraft (procure no youtube)

  3. Doordonot (Azralon) says:

    naice, nem sei se pra pvE tem tanta utilidade, mas em arena é essencial issae xD

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