Rhastion sobre o Evento de Lançamento


Ontem aconteceu o evento oficial de lançamento do jogo World of Warcraft no Brasil, na cidade de São Paulo. Acredito que público que compareceu, para um primeiro evento realizado no país pela companhia, foi muito bom, o que acabou ocasionando problemas horas após o início. O local alugado para a realização do evento tem capacidade para 1200 pessoas (informado em todos os informativos disponibilizados pela Blizzard) e com o comparecimento em massa de jogadores, fãs, curiosos, imprensa, etc, muita gente ficou do lado de fora.

O CM para a comunidade brasileira do jogo, Rhastion, postou um comentário sobre o evento de ontem:

Olá pessoal,

Agora com um pouco mais de tempo, consegui passar aqui no fórum para ver os comentários. Percebi descontentamento com algumas questões, porém como o tópico está relacionado com o evento, decorrerei sobre os acontecimentos que passaram por lá através de uma perspectiva interna e tentar trazer mais detalhes sobre o que ocorreu.

Como sabem, o evento era aberto com entrada franca e capacidade limitada de pessoas que podíamos colocar no local (como foi anunciado, o limite era de 1200 pessoas). Cheguei no local do evento às 9 horas da manhã e os primeiros da fila já estavam lá (2 irmãos e um amigo que veio do Paraná), então percebemos que realmente tínhamos fãs vindo de longe para participar.

Levando em consideração o nosso prescedente em outros países, acreditavámos que um local com a capacidade de suportar 1200 pessoas seria suficiente, afinal, este é o primeiro evento de WoW que realizamos no Brasil e nossas únicas referencias comparativas, eram eventos que foram realizados fora, inclusive, na China. Pode-se chamar isso de fiasco, mas ao meu ver, melhor um fiasco assim do que uma participação ínfima. Só para questão de comparação, tivemos um número de participantes bem maior do que os eventos de lançamento nos EUA que é o mercado onde a Matriz está localizada, então pode-se perceber que este número realmente é surpreendente.

Reconheço que muitos não puderam entrar, inclusive pessoal que viajou de longe para poder participar do evento. Me entristece realmente não poder ter colocado todos lá dentro, inclusive, creio que passamos da quantidade estabelecida pelo protocolo do corpo de bombeiros em alguns momentos. Isso demonstra o poder da comunidade que temos no Brasil e fundamentalmente dá forças para a equipe brasileira em questão de negociação interna com a matriz para os próximos eventos. Podem ter certeza que a participação da comunidade nos deu munição para propor nossos planos maiores e melhores para o futuro.

Percebi alguns comentários que diziam que o evento deveria ser apenas para fãs, porém não acreditamos em limitar a entrada assim. Tentamos sempre tornar nossos mundos acessíveis para todas as pessoas, independente dos aspectos culturais de cada indíviduo, seja em nossos jogos ou em qualquer outra atividade concebida para a comunidade, que neste caso foi o evento. Afinal, um de nossos valores é “Pensar Globalmente” e ouvir a opinião de cada um pois “Cada opinião Importa” – http://us.blizzard.com/pt-br/company/about/mission.html

Peço mais uma vez, sinceras desculpas para o pessoal que não conseguiu entrar, mesmo tendo permanecido na fila. E peço desculpa também para os que entraram e não curtiram o evento por motivos X ou Y, apesar de que realmente acho que esta seja uma minoria pois perceptivelmente, conversando com a galera lá dentro, percebi um grande entusiasmo da comunidade. Só não diga que o evento foi ruim só porque não conseguiu entrar, pois essa afirmação é uma afirmação sem conhecimento de causa. Senti uma energia que nunca vi em nenhum lançamento de jogo no qual participei, não só no Brasil, mas também em outros países. Este não é apenas um grande passo profissional para nós que trabalhamos na Blizzard Brasil, mas também uma conquista pessoal. Também somos parte da comunidade brasileira e fãs assim como vocês. Com a ajuda da comunidade, podemos reconhecer aspectos dos negócios que podem melhorar e como fazer isso. E além disso, a entrada no mercado brasileiro também é um processo de aprendizagem para aqueles que estão na matriz e é claro que algumas questões eventualmente podem nos pegar de surpresa.

No mais, quero parabenizar todos que vieram (conseguindo entrar ou não), vocês mostraram o quanto somos fortes e o potencial do Brasil nesta indústria mágica de games. Tenho certeza que vocês abriram os olhos de muitas pessoas, não só da Blizzard, mas também do mundo. O grande interesse da comunidade é o melhor problema que poderíamos ter. É normal que em algumas ocasiões, teremos que agir de forma reativa. porém esperamos suprir suas expectativas cada vez mais ao longo dos próximos meses. Seja na concepção de eventos, ou qualquer outro aspecto de serviços da Blizzard no Brasil.

Fonte: http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/3657612971?page=10#194

Eu sinceramente não esperava que o público presente seria nessa proporção e acredito que a Blizzard também não.

Que venha o próximo evento (com um local de maior capacidade hehehe)!

Vamo que vamo!

Anúncios

Sobre TheMage
Nada como mandar o povo pra exodar no final da raid.

2 Responses to Rhastion sobre o Evento de Lançamento

  1. Tatsu Oni says:

    Será que agora eles parem de nos menosprezar? Por que até agora são se deram cara na porta por causa disso.

    • Gitz says:

      Pois é, eles não acreditavam que nossa comunidade era tão grande…

      Eu fui um dos que ficaram de fora, o último (junto de meu amigo) a desistir de entrar.

      Fiquei lá até meia noite e meia, que foi quando o evento acabou, praticamente.

      Da próxima vez, façam num lugar maior e chegarei mais cedo. lol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: